pp

04 janeiro 2012

Teste e Passo-a-passo: Macarons de Chocolate




Olá Olá pessoal!
Finalmente eu fiz <3
Os benditos, deliciosos, apetitosos, leves porém calóricos Macarons de Chocolate.

A primeira vez que vi essa receita eu afirmei que as proporções estavam errada. Por causa das aulas que tive com o Carlo Möckli, no curso de Patisserie da Unirio.

O que ele mais fala são proporções.
E fazer doces é diferente de salgados, não existe "improvisar" por isso na hora de separar os ingredientes, é preciso escolher apenas uma maneira de medida.
Eu possuo uma balança digital, mas como nem é todo mundo que tem vou colocar as medidas das duas maneiras.

As medidas de colheres são aproximadas, porque nem sempre conseguimos a mesma quantidade em cada colher.


Ingredientes

- 100g de Açúcar de Confeiteiro
- 45g de Farinha de Amêndoa [1/2 xícara]
- 26g de Cacau [3 Colheres de sopa]
- 2 Claras
- 80g de Açúcar


Recheio

- 1 Lata de Leite Condensado
- 1 Colher de Sopa de Manteiga
- Achocolatado a gosto


Demais

- Papel manteiga
- Lápis


Extras

Tempo de preparo: 35min
Rendimento: 20~40discos, 10~20 Macarons.
Forno: 180ºC
Tempo no forno: 15min
Crédito: BarraDoce.com.br


Observações

1ª- Eu usei brigadeiro como recheio, como era apenas um teste. Porque minha glicose de milho tinha acabado, e aonde eu compro é meio longe e resolvi deixar para a próxima.

2ª- Uma das coisas mais importantes também tinha acabado, o saco de confeitar. Quando eu compro, compro quantidade grandes para ficar de estoque, e como aonde eu compro é no mesmo lugar longe da glicose de milho. Então fiz um com papel manteiga, que é próprio para confeito de chocolate.

3ª- Andei muito procurando a farinha de amêndoa e não achei. Tinha gente que nem sabia que existia. Quando lembrei que posso fazer sozinha. Ai eu mostro quando faz.

4º- Ainda vou aprender a editar melhor as imagens, até lá é só clicar nela para ver no tamanho ceto :D


Passo-a-passo

1º- Se não tem prática, desenhe circulos no pegue o papel manteiga para se guiar. E depois ligue o forno a 180ºC.

Photobucket

2º- Se não achar farinha de amêndoa, só basta fazer. Apenas precisa triturá-la.

Photobucket

De simples amêndoas [...]

Photobucket

[...] para farinha de amêndoa em menos de um minuto!


3º- Agora, se ainda não o fez, é a hora de separar os ingredientes.

Photobucket

4º- Num recipiente a parte, vai juntar o açúcar de confeiteiro, com a farinha de amêndoa e com o cacau. Lembre-se de passar o açúcar de confeiteiro por uma peneira para que não fique com aquelas pedras de açúcar.

5º- Agora é hora de bater as claras em neve. [Eu fico tão empolgada cozinhando que esqueço de tirar as fotos rs]

6º- Quando elas ficarem bem no ponto "em neve" vai acrescentando o açúcar aos poucos, misturando com uma espátula. Importante: espátula, não foue para que as claras não percam volume.

7º- Depois ir acrescentando aos poucos enquanto mexe com a espatula, a farinha com açúcar de confeiteiro e cacau para nas claras em neve já com açúcar. Sempre do pesado para o mais leve.

Photobucket

8º- Agora sua massa está pronta! Está na hora de colocar nas formas. As formas devem ser baixas, para que possa assar por igual.

Photobucket

Na hora de colocar a massa é preciso ter em vista que tem que deixar um espaço para a borda, porque a massa cresce. Os discos tem que ser pequenos, para quando que eles vão assando, quanto menor menos chances de rachar.

Photobucket

Olha como crescem em menos de 5 minutos no forno!

Photobucket


9º- Enquanto está assando é a hora para ir limpando a louça ou fazendo o recheio.

10º- Tenha cuidado para não se queimar na hora que retirar do forno.

Photobucket

É PRECISO esperar esfriar antes de tirar do papel manteiga, senão vão se desfazer todo.

Photobucket

O que disse sobre o tamanho, quanto menores mais lisos ficarão.

11º- Depois que ambos, massa e recheio esfriarem é a hora de confeitar.

Photobucket

Tente colocar o mais centrado no meio, nem é necessário colocar muito, pois quando colocar a outra metade vai se ajustar.

Photobucket

12º- Agora é só saborear seus deliciosos Macarons de Chocolate!



Espero que tenham gostado.
Posso afirmar que aqui casa todo mundo gostou. Minha mãe brigou comigo, dizendo que nessas férias estou engordando ela com brownies, palha italiana, macarrons e os outros que fiz que vou postar depois ;D

E vocês o que acharam?


(・ω・)/
I.L.U.

10 comentários:

  1. Eu adoreiiiiiii! Será que eu consigo fazer sozinha?

    ResponderExcluir
  2. @Isis Claro que consegue!
    Ai não esquece de trazer para eu provar rs

    ResponderExcluir
  3. AHHHHHHHHHHHHH!!!
    Que lindos!! <3 E o melhor: deu certo!! *w* Recheio de brigadeiro: que perdição!!

    Hachiikko, super obrigada por essa postagem super detalhada! Achei legal você ter destacado a parte sobre as medidas: para a gente, que não tem balança especial, as boas e velha medidas caseiras são a salvação!!

    E lembrei que costumo utilizar também aqueles copos graduados: tenho um, que ganhei de brinde, que tem as medidas em gr (específicas para farinha, achocolatado...) e ml! Aquilo também é uma mão na roda!! ^^

    ResponderExcluir
  4. @animeloadsoul
    LOL ! Legal ! Fiquei com Vontade de fazer o///

    Parece muitoo Oishiii *---*

    ResponderExcluir
  5. aa, sempre quis experimentar, onde moro não vende. Mas achei meio difícil de fazer

    ResponderExcluir
  6. @sayaka Sim, o melhor de tudo é que deu certo :D
    De nada querida, fiz com carinho mesmo.
    As medidas são muito³ importantes, porque não tem como improvisar doces como se faz em salgados.
    Mas para usar esse copo, mede tudo com ele que ai as medidas ficam certas.

    @killer-san, faça sim <3
    E fica muito gostoso mesmo.

    @anonimo, olha, só fazer umas duas ou três vezes que pega a prática ^^

    ResponderExcluir
  7. nossa, esse eh CERTEZA q provarei :DD
    ganhei do meu namorado no white day do ano passado e amei!!
    qria fz d morango, q com certeza eh meu preferido ^^

    ResponderExcluir
  8. Ai que delícia! Que vontade de comer um *----*

    Beijos da ♥ Amy | BLOG |

    ResponderExcluir
  9. @Sumire que lindo <3
    Um dia vou fazer de morango, posto e te aviso :D


    @Amy se não quiser fazer é só encomendar :D
    Só perguntar pra haru se minhas coisas são boas paoskpaosk

    ResponderExcluir
  10. Ah, sempre achei um enigma fazer esses macarons. >: Mas hoje vim aqui pegar sua receita para fazer da mesma forma. E tipo, parece tão simples. Você explica muito bem. Vou fazer em breve. *-*

    ResponderExcluir

Thanks for comment, come back again (・ω・)

--

Obrigada por comentar, volte novamente (・ω・)

LinkWithin